Você sabe o que é sped fiscal? Qual é a sua importância para os profissionais e para as empresas? Como utilizar corretamente esse recurso tecnológico para evitar erros reconhecimento por parte do governo?

Sabemos que todas as empresas têm o dever de especificar detalhes da movimentação nos seus recursos ao governo, esses recursos tratam-se de valores monetários, mercadorias pessoais, estoques, tributos, serviços, entre outros.

Para ajudar nesse processo de emissão das informações que o governo necessita existe um Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que se trata de uma solução tecnológica para padronizar e oficializar os arquivos digitais nas escrituras ações fiscais e contábeis.

Existem diferentes tipos de SPED’s (módulos), entre eles:

SPED Fiscal – ICMS/IPI (EFD)

SPED Contribuições (EFD)

SPED Contábil (ECD)

Escrituração Contábil Fiscal – ECF

Nota Fiscal Eletrônica – NF-e E-Social

Reinf

Chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal. Com a equipe de fiscal da receita federal consegue receber de todos os contribuintes as informações necessárias para a apuração de impostos sobre circulação de mercadorias e serviços, e impostos sobre produtos industrializados.

É um meio pelo qual as empresas simplificam e facilitam a entrega da documentação necessária para o fisco, eliminando a necessidade de ter documentos em papéis e garantindo a fiscalização para o governo. Reduzindo a burocracia para a entrega destes documentos.

A escritura digital funciona da seguinte forma: mensalmente a empresa é responsável por enviar arquivos digitais contendo toda a escrituração de documentos fiscais e outras informações de interesse do fisco estadual e da secretaria da receita federal. Além disso, após registro de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte também precisam serem entregues.

Essa entrega acontece no formato de um arquivo digital em texto, que precisa ser submetido ao programa validador e a senador PVA, esse programa é fornecido pelo próprio sped.

As informações que pertencem ao SPED Fiscal se referem a:

Registros fiscais de entrada e saída (mercadorias, transportes, serviços com ICSM);

Apuração de impostos;

Cadastros de produtos, estabelecimento, clientes, fornecedores;

Informações adicionais;

Dados de produção (o que foi produzido, o que entrou e o que saiu;

Estoque / inventário;

CIAP – Controle de Crédito de ICMS (Ex: quais foram os equipamentos utilizados para produção que geraram crédito para sua empresa?);

Informações específicas de alguns setores (combustível, energia elétrica, usinas).

Como o Sped fiscal das empresas passaram a ter o recurso fácil e prático para prestar contas sobre suas movimentações externas e até mesmo internas. Para o governo muitos problemas relacionados ao imposto de renda reduziram expressivamente após a sua criação. Conseguindo assim resultados muito mais rápido, certeiros e confiáveis.

Muitas empresas ainda sentem dificuldade em realizar este processo, por isso o sped fiscal em Sertãozinho conta com profissionais altamente qualificados e ágeis. Que conseguem coletar todos os dados da sua empresa para enviar ao governo de modo que a empresa só tenho a preocupação em enviar os dados importantes para nós!