Declarações PF
O imposto de renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal, essa cobrança é sobre todos os ganhos das pessoas e das empresas. O valor pago normalmente é de acordo com os rendimentos declarados, sendo assim os cidadãos que possuem maior renda pagam mais imposto, enquanto aqueles com renda menor pagam menos.
Podemos dizer que o IR é um valor anual descontado sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas no Brasil. Na lista de rendimento tributáveis, consideram os ganhos como salários, aluguéis, investimentos e prêmios de loterias.
Imposto de Renda (DIRPF)
O imposto de Renda Pessoa Física é feito com base na renda e os proventos de todos os contribuintes que residem no país ou até mesmo no exterior, que recebam fontes no Brasil.
É importante lembrar que as alíquotas variam de acordo com a renda da pessoa, sendo assim pessoas que ganham abaixo do limite estabelecido estão isentas do imposto de renda. Não possuem a obrigatoriedade de apresentar a declaração anual.
Imposto de território rural (ITR)
Nesse caso é destinado para as empresas brasileiras, a alíquota aplicada incide sobre o lucro. Este pode ser real, presumido ou até mesmo arbitrado, dependendo da atividade desenvolvida na empresa e também do porte do negócio.
A Receita Federal exige obrigatoriedade para contribuintes que estão domiciliados no país, sejam pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Desde 1996 a alíquota IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado do negócio. Além disso, possui um adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 por mês.
O imposto de renda está mensalmente retido no salário ou pode ser pago com base em outros rendimentos dos brasileiros. E ainda existe uma declaração anual que é obrigatória, sendo uma forma que a receita federal tem de conseguir verificar se o cidadão está pagando mais ou menos imposto.
De forma simplificada, o que o contribuinte precisa fazer é declarar tudo o que ganhou no ano que passou, desde salários, aposentadoria, rendimentos de aluguel ou investimentos (mais adiante, listamos todos os ganhos que precisam entrar na declaração).
Depois, é possível listar algumas despesas feitas no mesmo período, que podem ser abatidas na declaração e, consequentemente, reduzir o valor dos impostos pagos – são as chamadas “deduções do IR”.
Nós contamos com uma equipe altamente capacitada, ágil e eficaz para declarar seu imposto de renda sempre que for preciso. Sonegar imposto é crime, conhecido como sonegação. Quando o contribuinte é pego, além de pagar grande multa também pode cumprir pena que chega a cinco anos de prisão.
Por esse motivo, é importante verificar caso tenha cometido algum erro ou até mesmo esquecimento na hora de informar a declaração, nós podemos te ajudar. Iremos verificar todos os anos e meses passados para não deixar passar e regularizar caso algo esteja errado.
Além disso, nossa equipe está a disposição para quem está começando a declarar e também quem precisa efetuar essa declaração recorrente. Com mais agilidade, com quem entende e deixando seus dias mais livres para planejar novas estratégias para o seu negócio.